No Brasil e no mundo, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens e para mudar esse índice é necessário quebrar o tabu e o preconceito em torno da doença e do exame. Só no Brasil, estima-se que a incidência anual de novos diagnósticos seja de 71.730 casos, atualmente é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
O câncer de próstata tem maior incidência em homens acima dos 45 anos, mas o cuidado em válido em todas as idades. Algumas atitudes podem evitar a aparição da doença, como por exemplo:
Em contrapartida, há fatores que podem contribuir com o risco de obter o câncer de próstata, são eles:
Tem alguns sintomas que requerem um pouco mais de atenção, a saber:
É válido lembrar também que não necessariamente precisa haver algum sintoma para procurar um serviço médico ou fazer os exames de rotina acima dos 45 anos. Lembrando também que a precipitação ou o auto diagnóstico pode causar um estresse ou uma ansiedade desnecessária, desencadeando outros sintomas. É prudente procurar um médico especialista para que não haja dúvidas.
A prevenção é sempre o melhor remédio. Infelizmente ainda há um grande preconceito em torno do exame, e esse fator contribui para o crescimento de mortes e de novos casos do câncer, visto que se o homem não é diagnosticado pela doença, não há um tratamento precoce ou preventivo. A masculinidade e o cuidado com a saúde andam lado a lado.