Segurança e Saúde nas Escolas

Construir relações que ajudem a levar saúde e segurança para o trabalhador (SST) é um dos propósitos da Marluvas. Afinal, a empresa é a maior fabricante de calçados profissionais da América Latina, com atuação no Brasil e no exterior. Neste sentido, a companhia recebeu a visita do idealizador do projeto Cipa na Escola, Orlandino dos Santos.

A visita aconteceu no último mês, na Matriz, em Dores de Campos (MG). Para Seu Orlandino, como é carinhosamente conhecido no mercado de equipamentos de proteção individual (EPI), a prevenção de acidentes do trabalho começa ainda na infância, por isso a ideia de um Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) no ambiente escolar.

“Meu sonho é que o Brasil seja um país em que a segurança comece na escola. Quando comecei a trabalhar, nosso país era líder em acidentes do trabalho”, lembra Seu Orlandino. Com saudosismo, ele reforça o quanto o tema foi importante e como ele ainda é urgente: “Para você ter uma ideia, o próprio presidente da república fazia a abertura de eventos sobre segurança”.

Além deste projeto, partiu dele também a criação do Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, instituído pela Lei 12.645/2012. Pela parceria institucional, Orlandino trouxe para a Marluvas um certificado pelas contribuições com o projeto até aqui. O certificado foi recebido pelo diretor de Operações da companhia, Alexandre Cardoso.

“A demanda por EPI é cada vez maior, influenciada pelo amadurecimento das normas regulamentadoras, adaptação de empresas de diversos portes ao e-Social e, claro, pela sensibilização das pessoas quanto à importância da segurança”, declara o executivo. “Iniciativas como as várias já empreendidas pelo senhor Orlandino fazem toda a diferença”, completa.

Alexandre destaca os trabalhos realizados pela Marluvas para ajudar na formação de técnicos de segurança do trabalho, os materiais publicados sobre as especificidades de cada calçado de proteção e o trabalho de homologação realizado junto aos distribuidores, revendedores e consumidores.

“Cada um precisa fazer a sua parte para garantirmos um ambiente de trabalho seguro, livre de acidentes e doenças ocupacionais”, afirma. Segundo o diretor, é papel dos fabricantes, comerciantes, empresários e todos os profissionais cuidarem deste tema. E nada mais justo de que esta conscientização tenha início ainda na escola.

Dada a importância do projeto, ele é coordenado em primeira pessoa pela Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Cirlene Luiza Zimmermann. O órgão federal tem a função de atuar na defesa dos direitos coletivos e individuais na área trabalhista. Um dos focos de trabalho da entidade é a redução de acidentes que tanto vitimizam os trabalhadores no país.

Seu Orlandino dedicou mais de 50 anos ao trabalho de aculturamento da segurança e recentemente recebeu o título de comendador de SST. Uma honraria concedia aos profissionais que se destacam na consolidação do tema. E veja só, o presidente da Marluvas, Marcelo Arruda, também já recebeu a medalha. Ambos merecem, não é mesmo?!

 

Data da publicação: 30/04/24

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!